TIRE SUAS DÚVIDAS 
                 CHAME NO  WHATSAPP
                     24 HORAS
        PARA MELHOR ATENDE-LO  

SISTEMA VOLUNTÁRIO

Baseia-se nos seguintes conceitos: que “ Dependência Química é uma doença e não um sintoma de outra patologia, é uma doença multifacetada e multidimensional. Tem como meta tratar e não curar . Seu programa de tratamento, nos 12 passos de A.A (alcoólicos anônimos) e 12 passos de N.A (narcóticos anônimos) desenvolve a percepção da honestidade e com isso cria a possibilidade de ter seu portão aberto de manhã até à noite , retirando com isso a ideia de “ prisão” tão comum nos dependentes.

Apresenta um programa essencialmente didático que é aplicável a qualquer pessoa, mas se utiliza de um plano de tratamento que é especifico para cada paciente.

SISTEMA INVOLUNTÁRIO

Quando o paciente precisa e não quer o tratamento, é encaminhado pela família pois está colocando em risco sua vida e a de seus familiares. Com anuência da família e do médico da clínica e da promotoria pública é realizado este procedimento. Nesses casos os pacientes são observados e têm todos os recursos da programação até que tenham condições de aderir o tratamento no sistema voluntário.

A mudança do perfil do usuário cada vez mais novo e cada vez mais agressivo, fez com que as clínicas terapêuticas tivessem uma nova postura com relação de como abordar o problema de uma maneira muito mais realista.

A mudança do perfil da nova geração de dependentes químicos como já vimos mais novos e mais agressivos exige uma nova postura na definição que tipo de tratamento será aplicado.

Quando falamos sobre nova geração não queremos apenas dizer que são mais novos. As pessoas que antes consumiam cocaína mudaram o uso para as drogas sintéticas e no segmento para o crak. É um fenômeno que atinge todas as classes sociais

Portanto nada pode ser igual

A Clínica oferece tratamento multidisciplinar que consiste em uma internaçã, com atividades baseadas na laborterapia, espiritualidade e na literatura de 12 passos. Estas atividades somadas ao atendimento individual psiquiátrico, psicológico, visam mostrar ao dependente que existe uma nova maneira de viver sem a droga, sem o álcool e outras compulsões e auxilia na quebra de barreiras que ele mesmo cria para resistir ao tratamento.

Após o café da manhã, diariamente, é realizada a espiritualidade , também com citações dos 12 Passos.

Outro aspecto importante são as refeições saudáveis (elaborada por cozinheira), pois auxiliam na desintoxicação e melhora da qualidade de vida. Também faz parte deste processo a vídeo terapia e as ressocializações que visam à reintegração gradual do dependente na família e na sociedade.

É imprescindível a participação e o acompanhamento familiar para o sucesso do tratamento.

OBJETIVO

Oferecer condições para que o paciente estacione sua doença e busque a recuperação.

 

LABORTERAPIA

O objetivo da laborterapia é o resgate da autoestima e do senso de responsabilidade, o prazer de fazer algo bem feito, de produzir, de ser útil, descobrir e desenvolver habilidades, aprimorar a conduta e o caráter, além de desenvolver a preocupação à atenção e a noção do começo meio e fim.

 

REUNIÕES DE PARTILHA DE SENTIMENTO

As reuniões de partilhas de sentimento são promovidas para que o paciente possa exteriorizar, compreender e aprender a lidar com seus sentimentos de raiva, dor, alegria, amor entre outros.

REUNIÃO DE 12 PASSOS

Estas reuniões utiliza os moldes dos grupos de A.A. e N.A.; levando seus princípios e tradições espirituais. São reuniões de autoajuda baseada na troca de experiência, apresentando aos pacientes às “ferramentas básicas para manter a doença estacionada

DINAMICAS DE GRUPO

As dinâmicas de grupo são aplicadas por profissionais com objetivo de promover reflexões para que o paciente possa perceber as desvantagens de fazer uso de substancias químicas e as vantagens de permanecer em recuperação, além de tratar outros temas de grande importância para a recuperação.

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

Terapia desenvolvida pelo Profissional de psicologia, especializado em dependência química, com enfoque em TCC Terapia Cognitivo Comportamental de forma individual com o objetivo de promover o autoconhecimento e fortalecer recursos internos para lidar com conflitos pessoais, resinificando valores perdidos na droga adicção, visando como objetivo final uma nova estrutura para sua vida.

PSICOTERAPIA EM GRUPO

Também desenvolvida de profissionais de psicologia com objetivo de tratar questões pessoais em grupo buscando o fortalecimento das relações entre o grupo.

TRATAMENTO MÉDICO/PSIQUIÁTRICO

A presença de um profissional de medicina é importante para o acompanhamento dos pacientes principalmente na fase da crise de abstinência e diagnóstico de outras comorbidades a serem tratadas.

PALESTRAS

As palestras devem ser realizadas pelos profissionais da clinica e por convidados, como membro de A.A. e N.A. para abordar temas relacionados a dependência quimica e a recuperação, buscando esclarecer, motivar e concientizar o paciente.

VIDEO TERAPIA

Apresentação de filmes que contenham mensagem de crescimento pessoal para ser discutido em grupo.

ESPIRITUALIDADE

A espiritualidade é a principal abordagem terapeutica, pois consiste em promover o despertar espiritual. Não se trata de religião, mais de contato com Deus para que o paciente possa vivenciar momentos de profunda paz e serenidade. A oração, o relaxamento e a meditação são grandes instrumentos de aplicação desta tecnica.

RESSOCIALIZAÇÕES

A clínica oferece ao paciente a oportunidade de sair algumas vezes e retornar para apresentar as dificuldades que teve e tratar seus pontos fracos, isto acontece em casos quando o paciente adere ao tratamento. As ressocializações deverão acontecer no quarto, quinto e sexto mês após avaliação terapêutica.

CONCLUSÃO DO TRATAMENTO

A conclusão deve ocorrer após o sexto mês de internação de acordo com a avaliação da equipe técnica terapêutica onde o paciente e a família receberão orientações e cronograma da programação à ser cumprida fora da clínica.


 

TRATAMENTO CLÍNICA RESTITUINDO SONHOS